A competição esportiva é um dos componentes pedagógicos trabalhados nas escolas municipais de Parauapebas. Para valorizar a prática, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Setor de Educação no Campo, realizou nesse sábado, 30, a 1ª edição dos Jogos Olímpicos das Escolas da Educação do Campo (Joeec), na escola municipal Antônio Vilhena, localizada na vila Cedere I.

Com a temática: “Esporte é educação! Esporte é cultura!”, o evento contou com a participação de 270 alunos, que representaram as escolas Alegria do Saber, Santa Tereza, Gonçalves Dias, Monteiro Lobato, União do Povo, Antônio Vilhena, 18 de Outubro e Crescendo na Prática. Elas disputaram as modalidades de futsal, voleibol, handebol, queimada, atletismo e xadrez.

A abertura dos Jogos ficou por conta do desfile das escolas, em seguida ocorreu a formação da mesa de honra composta pelo secretário de Educação, Raimundo Oliveira Neto; o diretor da Educação no campo, Francisco Serrano; o diretor da escola anfitriã, Zandinelle Pinheiro; o coordenador técnico de Educação Física, Edson Benedito e a vice-presidente da associação dos moradores da vila, Roziléia Soares.

O evento contou com a tradicional execução dos hinos, o juramento dos atletas e a acendimento da tocha olímpica. A apresentação de dança dos alunos da escola Antônio Vilhena também animou as delegações, ao som e ritmo de axé, propiciando um verdadeiro clima de festa na quadra da escola.

O gestor da pasta, Raimundo Neto, parabenizou a iniciativa do setor e destacou que os jogos trazem aos alunos hábitos saudáveis e expectativas para comunidade. “É possível transmitir valores através das competições de forma sadia, motivadora e educativa”. Ele relembrou também a participação da escola Fernando Pessoa nos Jogos Escolares da Juventude, realizado no mês de setembro, em Curitiba.

“Nós temos formado bons atletas e Parauapebas tem sido referência em jogos escolares. Em Curitiba, nossa delegação ficou entre as quatro melhores e isso é motivo de muita alegria. Por isso, reitero que é muito importante despertar o espírito esportivo dos alunos. É deste incentivo que nascem grandes atletas”.

Para Francisco Serrano, o esporte tem sido cada vez mais uma ferramenta de integração e inclusão social. “A zona rural é muito carente de lazer e diversão. Por isso, é importante dar uma atenção especial e envolver os alunos que moram mais distante da cidade”, enfatizou o diretor da Educação no campo.

Alunos motivados

A atividade preferida de Dalysson Pereira, 12 anos, aluno da escola Monteiro Lobato, é a queimada. “Na minha escola a gente treina bastante. É preciso ser rápido e ficar bem atento para não perder”, afirmou o aluno, acrescentando que a sua disciplina preferida é Educação Física.

A modalidade que há três anos caiu no gosto de Vitória Jamille, 13 anos, é voleibol. Ela é aluna da escola Crescendo na Prática e conta que ficou surpresa com a convocação. “Vôlei é o esporte do meu coração. Pratico não só na escola, mas também recebo convites para integrar outros times. Não importante a escola campeã, eu vim para dar o meu melhor”.

O entusiasmo dos alunos pode ser traduzido nas palavras do coordenador técnico de Educação Física, Edson Benedito. “Eles estão muito felizes em competir e conhecer novos colegas. Além disso, é bonito de ver os alunos tendo respeito uns com os outros, obedecendo as regras como verdadeiros jogadores. Acreditamos que o esporte e a educação podem perfeitamente unir forças em ações de cidadania”.

Premiação

Após um sábado inteiro de muita competição, no domingo, 1º, foi realizada a premiação das equipes vencedoras, com medalhas de ouro, prata e bronze. Confira as colocações das escolas destaques.

1º Antônio Vilhena – 10 medalhas (7 ouro, 3 prata)

2º Alegria do Saber – 7 medalhas (2 ouro, 3 prata, 2 bronze)

3º Crescendo na Prática – 7 medalhas (2 ouro, 1 prata, 3 bronze)

4º União do Povo – 2 medalhas (1 ouro, 1 prata)

5º Monteiro Lobato – 4 medalhas (1 prata, 3 bronze)

6º 18 de outubro – 4 medalhas (3 prata, 1 bronze)

7º Santa Tereza – 3 medalhas (3 prata)

 

Texto: Rebeca Rosa

Fotos: Rebeca Rosa e José Piedade

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here